Tecnologia do Blogger.

Doutrina


         PARTIDO SOCIAL CRISTÃO – PSC 20 – PARANÁ
                DOUTRINA E PROGRAMA DO PSC
         Compilação de dados de, Lineu Tomass, Secretário Geral do PSC – Paraná. Curitiba,  28 de junho de 2007.

         O PARTIDO SOCIAL CRISTÃO, foi criado em maio de 1985 com o objetivo de romper o bipartidarismo da ARENA e MDB imposto pelo Governo Militar de 1964, objetivando a forçar a abertura democrática do regime de força militar da época, apostando assim no pluralismo partidário, que é a base do regime democrático.
         O advogado Vitor Nósseis, atual Presidente Nacional do PSC, foi um dos fundadores do Partido, inspirado no exemplo do saudoso político Pedro Aleixo, o qual tinha fundado em pleno regime autoritário, o PDR – Partido Democrático Republicano, em desafio ao regime militar da Revolução de 1964.
         Os objetivos básico do PSC  são os seguintes:
         Definição dos processos de produção com DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZAS, com base no respeito a pessoa humana, a qual deverá ESTAR ACIMA DOS VALORES ECONÔMICOS OU FINANCEIROS, por mais importantes que sejam estes meios.
         A meta do PSC é a pessoa, é o ser humano.
        
         POR QUE ,  “PARTIDO SOCIAL CRISTÃO”?
         ADOTOU-SE O NOME SOCIAL CRISTÃO, por se acreditar que o cristianismo É MAIS DO QUE UMA RELIGIÃO, e chega ao ser humano pela preocupação pelo social, que não segrega o homem, não o exclui, não discrimina, aceita a todos independentemente da raça, da cor, da ideologia, do sexo, da condição social ou econômica financeira, para juntos encontrarem um caminho que defina a forma racional, lógica humana e equilibrada nos processos de tomada de decisões de poder, objetivando sempre priorizar em seu programa o ser humano.
         Por tudo isto o PSC vem ao longo destes mais de 25 anos de existência, lutando, construindo, e divulgando seus ideais e  assim consolida-se com firmeza na sociedade brasileira, apesar de todos os obstáculos,  com base em sua doutrina e programa. Com a aceitação e ajuda da sociedade brasileira, há de encontrar novos rumos para este País, hoje tão carente de práticas corretas  dentro de um processo ético na política,  que  nosso povo está exigindo.  
        
        
O PSC E A ENCÍCLICA “RERUM NOVARUM”
         Em maio de 1891, o Papa Leão XIII, editou a Carta “Rerum Novarum”, aberta a todos os Bispos, alertando para as CONDIÇÕES DAS CLASSES TRABALHADORAS, onde se destacam os seguintes pontos:
-Apoio aos direitos dos trabalhadores a formarem sindicatos.
-Rejeita o socialismo.
-Defende os direitos a propriedade privada.
-Discute as relações entre o GOVERNO, O TRABALHO, OS NEGÓCIOS E A IGREJA.
-Propôs uma estrutura social e econômica, que se chamaria mais tarde, corporativismo.                                                                      
         Este documento deu início a uma nova forma de relacionamento entre a igreja e o mundo moderno.
         A Igreja passa a preocupar-se com soluções sociais da humanidade, com base no Evangelho e nos ensinamentos sociais de Cristo, e daí surge a Doutrina Social da Igreja.
         Este pensamento contrapõe-se como uma alternativa ao CAPITALISMO  e  MARXISMO, lançado  em 1843 p/ Karl Marx.
         Nesta época o apoio do Papa aos sindicatos e um salário decente aos trabalhadores, foi visto como RADICAL LIBERAL.
         Este documento em verdade debate e critica a exploração do trabalhador pela revolução industrial, sendo uma crítica as sociedades modernas, e debate os direitos e deveres do capital e do trabalho, e descrevia as péssimas condições e o sofrimento dos trabalhadores na época.
         Combateu as falsas teorias socialistas marxistas, defende a propriedade privada, e acredita que as soluções sociais dos trabalhadores, iriam surgir de ações combinadas entre a Igreja, o Estado, os empregadores e os empregados, embora tenha feito críticas ao capitalismo.
         A encíclica critica também; a falta de princípios éticos, os valores da sociedade moderna, a injustiça na vida industrial e propôs que o Estado interviesse na economia a favor dos mais pobres e desprotegidos, incluindo aí a necessidade da caridade dos patrões  aos trabalhadores.
         Esta encíclica foi complementada por outros Papas, e influenciou fortemente um novo pensamento político, a DEMOCRACIA CRISTÃ, baseada nos princípios cristãos. Em 1979 a Igreja Católica faz opção definitiva pelos pobres.
Site:  www.pscparana.com.br
(Resumo autoria de  LINEU TOMASS. Advogado / jornalista).
Blog do LINEU TOMASS: www.lintomass.wordpress.com

 
PSC Itaguaí - RJ © 2011 - Designed by Blogger Templates Gallery in collaboration with Life2Work